quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chegou o inverno!!!!


Frio, vento, bota, cachecol, lã, fondue, chocolate quente... Epa! E a dieta?!
Com a chegada do tempo frio, a maior queixa é de que sente-se mais fome e consequentemente, come-se mais! Isso acontece de fato, pois o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura ideal.

Veja algumas dicas para manter uma alimentação saudável mesmo no inverno!


1 – Não deixe a água de lado. Com o tempo frio as pessoas não sentem muita sede e acabam não bebendo a quantidade suficiente de água. Porém, manter-se hidratado é de suma importância, visto que durante o inverno também elimina-se água do corpo e é preciso repor essa perda, além de que nessa época o ar fica mais seco, o que causa irritação nas mucosas (garganta e narinas, por exemplo) e facilita infecções dessas áreas. Uma boa estratégia é ter sempre uma garrafinha com água ao alcance, seja na bolsa, na mesa de trabalho, na cabeceira da cama…

2 – Se alimente a cada 3 horas! Fazendo 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e lanches saudáveis entre elas, geralmente, resultando em 6 refeições por dia. Mantendo este intervalo, você não sentirá fome até o momento da próxima refeição e mantém o  funcionamento do metabolismo.

3 – O consumo de legumes e hortaliças costuma diminuir nessa época, mas estes são alimentos muito importantes na saúde. Sendo assim, procure consumir os legumes na forma de cozidos, refogados ou assados.

4 – Deixe as frutas em um lugar visível, de fácil acesso, desta forma elas não serão esquecidas.

5 – Sopa e frio combinam! Mas cuidado com os ingredientes! Use verduras e legumes variados. Acrescente com moderação macarrão, arroz, mandioca, e batata, pois são todos alimentos do mesmo grupo alimentar, ricos em carboidratos! Pode-se substituir esses alimentos por farelo de aveia, deixando a sopa grossinha e com maior teor de fibras! Evite consumir as sopas prontas, de “pacotinho”, pois são ricas em sódio, o que prejudica o controle da pressão arterial.


6 – Um leite quente ou chocolate quente cai muito bem, mas procure consumir o leite desnatado e o achocolatado light, ou até mesmo o cacau em pó nas preparações. Lembrando que não é porque o alimento é light que ele pode ser consumido à vontade! Outra opção é o chá, com adoçante!

7 – No inverno é comum também o aumento do consumo de vinho. Mas atenção! Apesar do vinho tinto ter substâncias benéficas para a saúde do coração, ele também possui calorias e o álcool, que pode trazer danos ao corpo. Algumas pesquisas sugerem que o consume seja de uma taça (150 mL) de vinho tinto por dia, que tem, aproximadamente, 108 calorias.


8 – Com o frio a vontade é de ficar debaixo do cobertor! Mas deixe o desânimo e a preguiça de lado e pratique exercício físico. Procure atividades que lhe proporcionem prazer e mexa-se!  

Depois das dicas dadas você não pode usar o frio como desculpa caso "apareçam" uns quilinhos a mais! 

Bom inverno!

By Stefânia

domingo, 9 de junho de 2013

Junho chegou, tempo de... Festas Juninas!


Época de caldos, pé de moleque, cocada, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha... Nham!!! São inúmeras as opções e surge a dúvida: como não jogar a dieta por água abaixo com tantas comidas típicas deliciosas?! O segredo é não exagerar na quantidade e fazer escolhas mais saudáveis, pois, geralmente os pratos juninos são muito calóricos, açucarados e gordurosos.


Alimentos como milho, abóbora, arroz, não oferecem riscos à alimentação saudável, desde que consumidos nas quantidades adequadas. O problema é que na maioria das vezes eles são acompanhados de açúcar, leite condensado, creme de leite e manteiga, o que eleva consideravelmente seu valor calórico, podendo levar ao ganho de peso.

Com algumas estratégias, torna-se possível resistir às tentações:
- Não vá para as festas e barraquinhas de estômago vazio: fica mais difícil controlar as quantidades e aumenta as chances de comer mais do que deveria.
- Moderação: comer potes de paçoca certamente não te trará um bom resultado.
- Faça suas escolhas de forma consciente: sim, são várias opções de comidas típicas, mas será que você não pode escolher um OU outro? Coma apenas o que tiver vontade e não só porque está ali na barraquinha ao lado. Se tiver dificuldade de controlar o que for comer, pare e pense: “Eu realmente estou com fome?”.
- Como a maioria das festas juninas acontece à noite, o ideal é substituir o seu jantar por uma das preparações salgadas como o caldo ou a pamonha.
- Para a sobremesa, escolha somente uma das opções e modere na quantidade.
- Se mesmo depois dessas estratégias, você não resistiu e comeu mais do que deveria, mantenha a calma e volte à rotina normal, procurando manter uma alimentação equilibrada, lembrando do intervalo de 3 em 3 horas e tomando bastante água.

Vai festejar em casa?!
Com a substituição de alguns ingredientes, é possível diminuir o valor calórico de algumas preparações:
- Substitua na canjica, no arroz doce e no bolo de fubá, o leite integral pelo desnatado, e o açúcar pelo adoçante, pelo menos uma parte.
- Prefira o adoçante, o leite desnatado e a margarina ou o requeijão light no preparo da pamonha.
- Evite acrescentar manteiga à espiga de milho cozido, ou então, substitua por margarina light.
- Prefira um cachorro quente mais simples, sem “invenções”. Pão, molho, salsicha e maionese light.
- Evite passar o churrasquinho na farinha.

Tabela com algumas comidas típicas, quantidades e valor calórico.
Alimento
Quantidade
Valor Calórico (Kcal)
Milho verde
1 espiga (100g)

Sem manteiga
Com 1 colher de sopa de manteiga
132
200
Pé-de-moleque
1 unidade (20g)
87
Arroz doce
4 colher de sopa (160g)
260
Paçoca
1 unidade (30g)
114
Pipoca salgada (exceto de microondas)
1 saco médio (20g)
89
Queijadinha
1 unidade média (35g)
209
Quentão
1 copo pequeno (100mL)
294
Caldo de mandioca simples (com linguiça calabresa)
1 concha média (130g)
183
Caldo de feijão
1 concha média (130g)
149
Canjica
1 pote pequeno (100g)
113
Bolo de fubá
1 fatia (70g)
263
Pamonha
1 unidade pequena (50g)
127
Maçã do amor
1 unidade (150g)
462

Aproveite as comemorações não só para comer, mas curta também a alegria, as brincadeiras, a quadrilha e a confraternização com os familiares e amigos. E lembre-se, moderação! Afinal, ano que vem tem mais!

By Jéssica

Parceria!

Olá!!!

Ter um blog sobre nutrição era um projeto meu e de uma grande amiga e colega de profissão, a Jéssica Borges. Então nós duas vamos trabalhar juntas para trazer mais informações e dicas para vocês!
Assim, nós duas nos revezaremos nos posts.
Espero que toda
os gostem e não percam as próximas publicações! ;)

Stefânia e Jéssica

terça-feira, 4 de junho de 2013

Para inaugurar o blog coloco a receita de Cookies de Aveia que fiz... Uma delícia e ótima opção para o lanche!

Cookie de Aveia

Ingredientes:
- 1 xícara de chá de aveia em flocos
- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
- 3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de margarina light
- 1 colher de café de fermento em pó

Modo de preparo:
Misturar bem todos os ingredientes, exceto o fermento. Amassar com as mãos para que fique homogêneo. Colocar o fermento e amassar mais um pouco.
Pré aquecer o forno.
Passar farinha nas mãos e fazer bolinhas, depois achatá-las.
Untar e enfarinhar a forma, organizar os biscoitinhos e colocar para assar por 15 minutos.
Não deixar passar de 15 minutos!